sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Magusto JI de Bente/EB de Carreira

Magusto JI Bente/EB Carreira - 2017

Hoje foi dia de comemorar o Magusto. Foi uma manhã muito bem passada no JI de Bente. Estivemos a realizar jogos desportivos, cantámos e saltámos à volta da tradicional fogueira e, depois, fomos aconchegar o estômago com umas deliciosas castanhas. Que saborosas!
A tradição ainda é o que era e, por isso, aqui fica o vídeo da atividade.


As tradições são um dos principais patrimónios de cada povo e, por isso, colocámos um vídeo como se fosse o Magusto dos nossos avós. Afinal, há coisas antigas muito interessantes. Contudo, o nosso Magusto foi muito mais colorido e animado que o demonstrado no primeiro vídeo :) por isso aqui fica um mais moderno e que retrata melhor o espírito vivido nesta manhã de convívio.
Esperamos que gostem!


Para aceder aos registos multimédia da atividade é favor:
- Fotografias AQUI;
- Vídeos não editados AQUI;
- Vídeos editados AQUI.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dia Mundial da Criança


Hoje festejamos o Dia Mundial da Criança. Foi um dia pleno de diversão, repleto de muitas atividades carinhosamente pensadas para nos proporcionar um dia feliz. Houve de tudo: insufláveis, bolas de sabão, jogos desportivos, pipocas, algodão doce e, para finalizar, uma bonita largada de balões.
Chegamos ao fim do dia com os níveis de energia em baixo, mas com o 💗cheio. Obrigado a todos os envolvidos na organização pelo seu trabalho incansável.

Para verem a reportagem fotográfica do dia, cliquem neste link.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Feliz Páscoa

Os professores e funcionários da Escola Básica de Carreira vêm por este meio desejar uma excelente quadra festiva a todos os seus alunos e respetivos familiares. 
Feliz Páscoa!

terça-feira, 4 de abril de 2017

Atividades de encerramento do 2º Período


Esta manhã realizamos as atividades de encerramento do 2º Período. Nada melhor do realizar jogos ao ar livre e aproveitar este dia magnífico de Primavera. As atividades decorreram no Jardim de Infância de Bente e no seu espaço exterior.
Ao início da manhã estivemos a realizar um circuito de jogos desportivos. Batata quente, estafetas, tiro ao alvo, o rei manda, jogo da macaca e apanhada, foram os jogos escolhidos.


Após a pausa para lanchar, iniciamos a sempre divertida "Caça ao Ovo". Foi muito engraçado tentarmos encontrar os ovos decorados pelos alunos e escondidos pelos professores e funcionários. Foi uma animação.


Para acederem a todas as fotos da atividade e poderem guardá-las no computador, é favor seguir este link.

terça-feira, 21 de março de 2017

Visita de Estudo aos Bombeiros de Riba de Ave


Esta manhã realizámos mais uma visita de estudo. Desta vez, organizada pela Associação de Pais, fizemos uma visita às instalações dos Bombeiros de Riba de Ave. Foi bastante interessante podermos ver como é o dia a dia num quartel dos bombeiros, saber qual a utilidade das diferentes viaturas e equipamentos, bem como visitar as suas instslações, desde os quartos, à sala de formação, passando pelos balneários e zonas de lazer.
É bom saber que temos, a toda a hora, pessoas preparadas para nos ajudar caso tenhamos alguma emergência.
Cliquem no link 1 para assistirem ao vídeo da atividade e no link 2 para verem todas as fotografias.

Maqueta das formas de relevo

 

Os alunos do 4 º ano estiveram a realizar uma maqueta das formas de relevo. Mas que trabalho extraordinário ficou. Esta foi, sem duvida, a melhor forma de aplicar os conteúdos aprendidos e trabalhados nas aulas de Estudo do Meio.
Para que possam ver o trabalho referido deixamo-vos algumas fotografias. Esperamos que sejam do vosso agrado.


Para verem as fotografias em tamanho maior ou guardá-las no vosso computador sigam este link.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Desfile de Carnaval


Hoje festejamos o Carnaval. Foi muito divertido participar no desfile e podermos mostrar à comunidade os nossos trajes. Houve muita diversão e foi um dia diferente, daqueles que também gostamos muito.
Os professores aproveitam ainda para estender um sentido e generoso agradecimento à Associação de Pais que foi incansável na organização da atividade e prestou todo o apoio necessário durante a mesma.
Aqui fica um vídeo com várias fotografias para que possam testemunhar a nossa alegria.
Bom Carnaval a todos!!!


Para acederem às fotografias ou ver o vídeo em ecrã completo (otimizado para telemóvel) é favor seguir este link.

Máscaras de Carnaval


Os nossos alunos enfeitaram a nossa escola com lindas e variadas máscaras de Carnaval que construíram com o apoio dos seus familiares. Foi maravilhoso ver a criatividade e empenho de todos. Os resultados foram surpreendentes.
Para que possam ver os trabalhos realizados segue-se um slideshow com várias fotografias. 
Deixem-nos os vossos comentários!

Trabalhos de Carnaval

Neste artigo apresentamos mais algumas máscaras de carnaval realizadas pelos nossos alunos.


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Ensino experimental das Ciências

No âmbito do ensino experimental das Ciências temos realizado uma experiência de germinação de plantas. Tem sido bastante interessante ver o seu desenvolvimento e perceber o carinho e atenção que necessitam para poderem viver.
Proximamente publicaremos mais fotos com a sua evolução.


Trabalhos do Dia da Amizade

Ainda em relação ao Dia da Amizade apresentamos mais um artigo para vos mostrar outros dos trabalhos realizados em sala de aula no âmbito da comemoração desta data. Esperemos que gostem.

A Amizade é...

Ainda no seguimento do Dia da Amizade estivemos a completar acrósticos sobre o tema. Aqui ficam alguns exemplares.







segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Projeto de animação de recreios e cantinas

No âmbito do projeto de animação de recreios e cantinas, a escola da Carreira apresenta o novo grupo musical formado pelos seus alunos. "Os Demolidores" é o nome da nova banda Rap da escola. Com uma boa onda incrível, os intervalos têm sido animados pela sua musicalidade e boa disposição.


Se estiverem com dificuldades para ver o vídeo sigam este link.

Cartaz Dia da Amizade

No passado dia 14 celebrámos o Dia da Amizade. Para assinalar a data e fomentarmos práticas de convívio escolar salutares, elaborámos um cartaz alusivo à data. Sem dúvida, alguns dos valores assinalados são de muita importância e fundamentais para que todos nos sintamos acompanhados e apoiados ao longo da nossa vida. Afinal, a vida rodeada de amigos é muito mais agradável!
Clique para ampliar.

A lenda do Arlequim

Desde há muito que histórias e lendas encantam miúdos e graúdos. Representam um sonho, uma esperança, um exemplo de solidariedade e, cada uma delas, é, no fundo, uma lição de vida.

A lenda do Arlequim é uma dessas histórias. Faz sobressair valores como a amizade, a entreajuda, o espírito de sacrifício e a humildade, como ingredientes comuns a muitas histórias de vida bem sucedidas.

Nesta publicação apresentamos esta história a toda a comunidade educativa, para que possam saborerar os seus excelentes ensinamentos. Os nossos alunos gostaram imenso de a trabalhar e, brevemente, iremos disponibilizar algumas ilustrações maravilhosas por eles realizadas. Até breve!

Arlequim articulado feito pelos nossos alunos. 

A Lenda do Arlequim

Conta a lenda que vivia em Veneza, no seu lindo e imponente palácio, uma Condessa muito rica que todos os anos, no Carnaval, organizava um grande baile de máscaras, para qual convidava todos os rapazes e raparigas da cidade.
A Condessa só fazia uma exigência aos convidados: tinham de se apresentar mascarados. Durante a festa, era sempre premiado aquele que melhor se apresentasse. Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos de máscaras. Só Arlequim não iria ao baile por ser muito pobre e sua mãe não lhe poder fazer nenhum traje.
Os amigos ao vê-lo triste, resolveram dar o que tinham: bocadinhos de fazendas que sobraram da confeção dos seus fatos. E, com eles, a mãe de Arlequim conseguiu fazer uma linda fantasia, cortando os bocadinhos em losangos iguais e combinando habilidosamente as diferentes cores.
Assim, o pequeno Arlequim pôde entrar no Palácio da Condessa. E mais conta a lenda que foi precisamente Arlequim quem, nesse ano, ganhou o prémio por se ter apresentado com o fato mais vistoso e original. E quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, tão pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu:
- O meu fato foi feito com a bondade dos meus Amigos e o coração de minha Mãe.
Arlequim convidou a Condessa para dançar e essa foi uma noite mágica, que ele jamais esqueceu.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Visita de Estudo à Casa do Território de V.N. Famalicão

Casa do Território de V.N. Famalicão
Hoje os nossos alunos deslocaram-se à Casa do Território situada no Parque da Devesa do município de Vila Nova de Famalicão para realizar um conjunto de oficinas dinamizadas pela referida entidade.
Assim sendo, os alunos dos 1 º e 2º anos participaram na oficina "Aromáticas com vida", enquanto os alunos dos 3º e 4º anos estiveram envolvidos numa oficina intitulada "Apresenta-me a tua Freguesia".
Aqui ficam algumas fotografias alusivas ao evento.

"Aromáticas com vida"


"Apresenta-me a tua Freguesia"

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dia da Amizade

Os alunos do 2º ano assinalaram o Dia da Amizade com uma atividade realizada em grupo. Após diálogo sobre a Amizade e os seus valores, procedeu-se à construção de um acróstico e posterior escrita de frases sobre o tema. Para terminar foi feita a ilustração do trabalho.
Em baixo segue um exemplar das frases elaboradas e algumas das ilustrações produzidas. esperemos que gostem!
Dica: cliquem nas imagens para ampliar!




Acentuação gráfica

Regras da Translineção

Na escrita, quando precisamos de mudar de uma linha para outra, pode ser necessário passar a parte de uma palavra que não coube na linha de cima para o início da linha de baixo. Para tal, utilizamos um hífen. Mas ao fazermos essa separação, é necessário respeitar as regras de translineação.
Apresentamos de seguida as regras da translineação adaptadas para os alunos do 1º ciclo.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Expressão Escrita

Na aula de Português do 2º ano foi pedido aos alunos que elaborassem um texto com base numa sequência de imagens. As únicas condicionantes impostas pelos professores foram redigir uma narrativa fiel às imagens apresentadas e que houvesse diálogo entre as personagens. 
Os alunos empenharam-se na tarefa e os resultados foram bastante satisfatórios. Nesse sentido, é com enorme prazer que partilhamos os trabalhos convosco. Se quiserem comentar, por favor utilizem a caixa de comentários disponibilizada no final dos textos.


O cão abandonado

Num dia de verão o João ia passar férias à beira do parque. Prepararam todas as coisas para irem de férias. O João entrou no carro e os pais também. Eles levaram o cão e arrancaram.
A meio do caminho deixaram o cão na rua e a polícia viu isso. O pai parou e a polícia disse:
- Esse cão é seu?
- Sim, é. - disse o pai.
- Por que deixou aqui o cão? - perguntou o polícia.
- Porque eu vou passar férias. - respondeu o pai.
- Mas o cão não tem comida, por isso vai ter que levar o cão consigo. - disse o polícia.
O pai do João pediu desculpa ao polícia e foi buscar o cão para ir passar férias com ele.
A polícia deixou-os continuar o seu passeio e a partir de agora o pai aprendeu a sua lição.
Mariana 
Era uma vez um menino que se chamava Duarte. Um dia de verão a família ia de férias. Os pais do Duarte estavam a pôr as malas e eles meteram o cão. O cão chamava-se Puma e ia à beira do menino. No carro, os pais do Duarte estavam a pensar abandonar o Puma. O pai do Duarte parou na rua e largou o cão e os polícias ficaram zangados. 
Quando os pais do Duarte viram que a polícia os mandou parar, pararam, e o polícia perguntou:
- Por que você abandonou o cão?
- Não tinha onde deixar o cão. - disse o pai.
- Você podia pedir a alguém para tomar conta.
O pai do Duarte rendeu-se e disse ao polícia:
- Agora vou buscar o cão. 
E o Duarte quando viu o Puma ficou feliz.
                                                                            Ana Luísa
Era uma vez um menino e um cão que foram passar férias com os pais. O cão chamava-se Rex. O menino chamava-se Joel. 
Os pais não queriam levar o cão e abandonaram-no.
A polícia passou por lá e viu um cão. Andou pelo monte e viu um carro que era dos pais do Joel.
- Por que deixou ali o cão? - perguntou o polícia.
- Porque vou passar férias. - disse o pai.
O polícia disse que ele não podia deixar ali o cão.
- Agora vai levar o cão.
O Joel meteu o cão no carro e foi embora todo contente.
Rodrigo
O menino e o cão

Quando eles foram à floresta para acampar de dia, o pai abriu a porta do carro e abandonou o cão e o polícia foi atrás dele.
Quando o polícia chegou ao pé dele disse:
- Por que abandonou o cão?
- Porque não tinha espaço para ele. - respondeu o pai.
O polícia zangado disse:
- Não pode deixar o cão sozinho. É crime!
O pai pediu desculpa e levou o cão de férias.
Gabriel
O cão e o Gonçalo

Era uma vez o Gonçalo que tinha um cão. Foram passar férias à praia e deixaram o cão abandonado e o menino ficou triste. Os polícias mandaram-nos parar e todos saíram do carro e o polícia disse:
- Você por que é que deixou o cão abandonado?
- Eu não tinha ninguém para tomar conta. - respondeu o pai.
E foram todos à praia passar férias.
Leonor
O Rui e a cadela

Numa manhã de sol o Rui ia passar férias com a sua família num hotel de 20 estrelas. A família foi de férias e deixou a cadela abandonada no meio do nada. 
A polícia viu a família a deixar a cadela. Então a polícia resolveu ir atrás da família.
O polícia disse:
- Por que deixou a cadela abandonada?
O pai respondeu:
- Ó senhor polícia, não tenho onde deixar a cadela.
O pai pediu desculpa, pegou na cadela e foi embora.
Catarina
O João disse aos pais que queria ir para a praia e para um hotel.
- Vamos com este dia lindo de verão?
Então o João e o Robi entraram enquanto os pais arrumavam. Os pais não queriam que o cão fosse, então deixaram o cão abandonado. 
O polícia mandou-os parar e disse:
- Tem que ir buscar o cão Robi. Não pode abandonar o cão.
O pai disse ao polícia:
- Desculpe, não volta a acontecer. 
Nunca devemos abandonar os animais.
Joel
Num dia de verão o menino foi de férias com os pais e levava um cão. Depois o pai do João deixou o cão e o menino ficou triste e chamou o cão.
- Cão, cão, anda aqui.
Mas o pai não ligou.
Depois a polícia viu e mandou-o parar.
Eles estavam zangados com eles.
E depois o pai parou o foram buscar o cão e levaram-no para férias.
Gonçalo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A Cigarra e a Formiga


Nesta última semana estivemos a trabalhar a obra "A Cigarra e da Formiga". Mas que grande lição a Formiga deu à Cigarra! Realmente, quando queremos alguma coisa na vida, só mesmo com trabalho o conseguimos alcançar. Diversão é importante, mas nos momentos certos.
Aqui fica um pequeno vídeo para que possam ver ou relembrar este conto maravilhoso que vai passando de geração em geração.
(Nota: a versão trabalhada na sala de aula pode ter ligeiras diferenças).


No seguimento da história, estivemos a realizar alguns trabalhos sobre a mesma. Criámos bandas desenhadas, construímos acrósticos com os nomes da Cigarra e da Formiga, entre outras coisas.
De seguida apresentamos alguns dos trabalhos elaborados para que possam ver o nosso empenho e dedicação.

Banda Desenhada (clique nas imagens para ampliar)
Acrósticos (clique nas imagens para ampliar)





sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Cantar dos Reis

O frio não arrefeceu o entusiasmo dos nossos alunos. 

A Escola Básica da Carreira e o Jardim de Infância de Bente saíram hoje à rua para o seu habitual Cantar dos Reis. Numa atividade que envolveu toda a comunidade educativa, foi entusiasmante sentir o envolvimento dos pais, professores, funcionários e, sobretudo, das crianças, durante toda a apresentação musical. O evento foi muito bem recebido pela população, que se concentrou em bom número e não deixou de presentear os nossos alunos com uma enorme salva de palmas.
Esta foi mais uma atividade prevista no Plano Anual de Atividades e que pretendeu dar voz a uma das tradições mais bonitas da nossa cultura. Como dizia Albert Einstein, "além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos."


Se estiver com dificuldades em visualizar o vídeo clique AQUI,

Filme infantil - A água é um mundo fantástico

Vamos contar-vos a história do Gotinhas, um herói destemido que vai viver uma aventura fantástica pelo ciclo urbano da água. Neste filme, ficarás a saber como é que uma simples gota de água da chuva se transforma em água potável e como é que, depois de usada, vai regressar ao rio já limpinha!

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A Multiplicação - vídeos educativos para crianças

Hoje estivemos a introduzir a multiplicação no grupo de 2º ano. Para consolidar a matéria dada na sala de aula disponibilizamos um conjunto de vídeos educativos para vos ajudar a perceber melhor.
Esperemos que ajude!



Aproveitamos ainda para disponibilizar uma música bastante divertida para vos ajudar a decorar a tabuada do 2. 

Expressão escrita: "Aventura de dois amigos"


Na oficina de escrita estivemos a trabalhar a planificação de um texto. É muito mais fácil redigir um se o planificarmos antecipadamente. Definir personagens, determinar onde e quando se vai passar a história, que início pretendemos, como vamos desenvolver e finalizar a nossa história, é muito importante para que possamos redigir um texto com mais correção.
Foi esse exatamente o desafio lançado ontem na aula de Português do 2º ano. Cada aluno teve que planificar o seu texto e, posteriormente, redigi-lo e ilustrá-lo.
Aqui ficam alguns exemplos dos trabalhos realizados.

- Leonor -


Era uma vez uma menina chamada Leonor que foi à praia e encontrou a Mariana. Depois pediram à mãe para ir andar de barco e encontraram um golfinho. Pegaram nas boias e levaram-no para a areia. Viram a sua barbatana aleijada e meteram ligadura e levaram-no para a água.
À noite foram comer, lavaram os dentes e foram dormir.
De manhã, voltaram para a praia e viram que o golfinho estava bem e foram brincar muito felizes.

- Catarina -

Era uma vez duas amigas que foram viajar de barco. A Catarina e a Ana Luísa repararam que o barco estava a afundar-se e entraram em pânico ao verem muitos tubarões. Nadaram até uma ilha. 
Estava a ficar de noite. Ouviram alguém a cantar e foram ver o que era. Era um sereia, muitos golfinhos e um tesouro. Abriram o tesouro e viram dois colares de ouro e diamantes.
Voltaram para a água, transformaram-se em sereias e voltaram para a cidade. Demoraram dez dias!

- Joel - 


Era uma vez o Want e o Joel. Na terça-feira à noite o Joel disse:
- Vamos para a praia!
Então, foram para a praia e encontraram um barco. Foram andar nele. 
Afundaram-se e acabaram por encontrar um tesouro que levaram para a casa do Joel. Mostraram o tesouro à mãe do Joel e ela ficou muito contente com os dois.

- Mariana -


A Mariana e a Leonor foram à praia andar de barco. Levaram comida e roupa. Quando lá chegaram, chegaram perto do mar e o barco já estava lá.
Andaram um pouco e passado um bocado o barco ia afundar. Elas mergulharam e encontraram um tesouro. Depois, meteram tudo numa mochila e nadaram para casa. Depois foram tomar banho, comeram, foram ver televisão e foram dormir muito felizes.